David M. Lapola – Coordenador

David Lapola

Pesquisador do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (CEPAGRI) na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Ecólogo formado na Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Rio Claro, com mestrado em Meteorologia pelo INPE e doutorado em Modelagem do Sistema Terrestre pelo Instituto Max Planck/Universidade de Kassel, Alemanha. Realiza pesquisas na área de ecologia de mudanças globais. (Currículo LattesCurrículo)


Eráclito R. Sousa Neto – Gerente Executivo LabTerra e AmazonFACE

Biólogo com mais de 20 anos de experiência em estudos sobre dinâmica de carbono e nitrogênio (ciclos biogeoquímicos) em ambientes naturais e agrícolas. Vasta experiência em experimentos de campo e análises em assuntos relacionados às mudanças climáticas e ambientais.
Tenho vasta experiência prática em experimentos sobre fluxos de gases biogênicos na interface atmosfera/biosfera, mudança de paisagem e uso do solo, e processos biogeoquímicos do solo e atmosfera. Atuei em projetos de pesquisa na Amazônia (Large Scale Biosphere-Atmosphere in the Amazon – LBA), Mata Atlântica (Biota-FAPESP) e Caatinga.
Atualmente, sou Gestor Executivo no Programa AmazonFACE no Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura – CEPAGRI/UNICAMP. (Currículo Lattes)


Carolina Blanco – Pesquisadora de Pós Doutorado

Bióloga, com mestrado e doutorado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), realizo pesquisa nas áreas de ecologia funcional e modelagem ecossistêmica. Atualmente como pós-doutoranda do LabTerra, desenvolvo um projeto no contexto do programa AmazonFACE e que busca avaliar os efeitos do aumento da concentração de CO2 atmosférico na diversidade funcional da floresta Amazônica através da intercomparação de modelos dinâmicos de vegetação. (Currículo Lattes)


Maíra C. G. Padgurschi – Pesquisadora de Pós Doutorado

Sou bióloga e busco aproximar o conhecimento acadêmico de ações que possam beneficiar a sociedade e, portanto, estou interessada na biodiversidade e sua conexão com o bem-estar humano (via serviços ecossistêmicos). Trabalhei com educação ambiental (em áreas protegidas, com espécies ameaçadas, agricultura orgânica e populações caiçaras) e na pós-graduação na Universidade Estadual de Campinas/Unicamp (2008-2014), foquei em aspectos teóricos da ecologia vegetal trabalhando com bambus nativos, um produto florestal não-madeireiro utilizado por populações locais para cestaria, ornamentos etc. Atualmente, sou pós-doc do LabTerra no programa AmazonFACE (task 5) onde trabalho com serviços ecossistêmicos e acordos ambientais multilaterais, buscando compreender como a natureza auxilia as populações humanas a se adaptarem às mudanças climáticas. (Currículo Lattes)


Fabio A. P. Avalos – Pesquisador de Pós Doutorado

Formado em Engenharia Geográfica pela Universidad Mayor de San Andrés (UMSA), Bolívia. Mestrado e doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) na área de Recursos Ambientais e Uso da Terra, com ênfase na conservação do solo e da água. Tem experiência nas áreas de mapeamento digital do solo, sensoriamento remoto e geoestatística, com foco no mapeamento de uso e cobertura da terra e atributos do solo. Atualmente é pós doutorando no projeto “Spatially-explicit modeling of the contributions of pasture restoration to carbon sequestration and ecosystem services provision in Brazil”. (Currículo Lattes)


Bárbara Cardeli – Estudante de Doutorado

Graduada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e mestra em Ecologia e Biodiversidade pelo programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (UNESP) do campus de Rio Claro. Atualmente é doutoranda em Ecologia pela Unicamp, onde desenvolve um projeto que busca compreender a influência das mudanças climáticas associadas ao aumento do CO2 atmosferico, mudanças no regime de precipitação e temperatura, na diversidade funcional da Floresta Amazônica, levando também em consideração o asseguramento dos serviços ecossistêmicos prestados pela floresta. (Currículo Lattes)


João Victor Martinelli – Estudante de Doutorado

É doutorando em Ambiente e Sociedade pela Unicamp, onde pesquisa as relações entre infraestrutura verde e adaptação às mudanças climáticas em escala local, por meio de serviços ecossistêmicos. No mestrado em Ciências Ambientais, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, se especializou em sistemas agroflorestais no Brasil, e na graduação em Ciências Biológicas (Bacharel), na Universidade Federal do Paraná, pesquisou conflitos relacionados à utilização de agrotóxicos na fronteira entre o perímetro urbano e o rural. Tem experiência em abordagens interdisciplinares envolvendo a relação sociedade e ambiente, e interesse em pesquisas sobre mudanças ambientais globais e ciências do sistema terrestre, sobretudo pela perspectiva da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos. (Currículo Lattes)


Moara Canova – Estudante de Doutorado

Formada em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Rio Claro, com mestrado em Ecologia e Biodiversidade pela mesma instituição. Atualmente é aluna de doutorado do programa de pós-graduação em Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem experiência no campo da Ecologia Global sobre a temática de Mudanças Climáticas, Serviços Ecossistêmicos, Políticas Públicas Globais e Locais e bem-estar social. Desta forma, pesquisa os efeitos das mudanças climáticas nos ecossistemas terrestres da Floresta Amazônica e suas implicações para a vulnerabilidade social e econômica da população local. (Currículo Lattes)


Beatriz de Oliveira Tristão – Estudante de Mestrado

Licenciada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) através do Programa Universidade para Todos (ProUni). Atualmente, é mestranda em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) onde desenvolve o projeto de pesquisa “Diversidade funcional e a ameaça das mudanças climáticas aos serviços ecossistêmicos amazônicos”, no qual busca estabelecer relações entre as possíveis ameaças aos padrões de atributos funcionais de espécies utilizadas como serviços ecossistêmicos pela população humana local e a continuidade da provisão desses serviços. (Currículo Lattes)


Ana Luisa de Carvalho Cruz – Estudante de Mestrado

Formada em Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Atualmente, é mestranda em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) onde desenvolve o projeto “Mudanças climáticas e serviços ecossistêmicos ligados à segurança alimentar no Amazonas”, que busca investigar como serviços ecossistêmicos relacionados à segurança alimentar estão ameaçados frente às mudanças climáticas. (Currículo Lattes)


Bruna Roberta Soica – Estudante de Mestrado

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Atualmente é aluna de mestrado do programa de pós-graduação em Ecologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) onde desenvolve o seguinte projeto de pesquisa: Modelagem dos efeitos das mudanças climáticas na fenologia reprodutiva de plantas: uma abordagem funcional. Este projeto busca entender de que modo as mudanças do clima podem interferir nos atributos reprodutivos das plantas na Amazônia brasileira. (Currículo Lattes)


Gabriel Banstarck Marandola – Estudante de Mestrado

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente, estuda os impactos do aumento de gás carbônico no sub-bosque amazônico em seu projeto de mestrado “Avaliação dos efeitos do CO2 elevado sobre a transpiração da vegetação de sub-bosque na Amazônia Central através de integração experimento-modelagem”, orientado pelo professor David M. Lapola. (Currículo Lattes)


Ex-alunas e alunos

Dr. João P. Darela Filho -Formado em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e doutor em Ecologia e Biodiversidade pela mesma instituição. (Currículo Lattes)

Drª Bianca Rius -Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) do campus de Rio Claro, mestre em Ecologia e Biodiversidade pela mesma Universidade e doutora em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (Currículo Lattes)

MSc. Gabriela Sophia – Formada em Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e mestra em Ecologia e Biodiversidade pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (UNESP) do campus de Rio Claro (Currículo Lattes)

Isabelle Sousa – Aluna de graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia de Campinas (FATEC), auxiliou o LabTerra no desenvolvimento do CAETÊ e outras atividades do projeto.