David M. Lapola – Coordenador

David Lapola

Pesquisador do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (CEPAGRI) na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Ecólogo formado na Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Rio Claro, com mestrado em Meteorologia pelo INPE e doutorado em Modelagem do Sistema Terrestre pelo Instituto Max Planck/Universidade de Kassel, Alemanha. Realiza pesquisas na área de ecologia de mudanças globais. (Currículo LattesCurrículo)


Maíra Padgurschi – Pesquisadora de Pós Doutorado

Sou bióloga e busco aproximar o conhecimento acadêmico de ações que possam beneficiar a sociedade e, portanto, estou interessada na biodiversidade e sua conexão com o bem-estar humano. Durante os primeiros anos profissionais, trabalhei com educação ambiental, passando por áreas protegidas, espécies ameaçadas, agricultura orgânica e populações tradicionais. Na pós-graduação na Universidade Estadual de Campinas/Unicamp (2008-2014), foquei em aspectos teóricos da ecologia vegetal trabalhando com taquaras nativas (nome dado aos bambus no Brasil), um produto florestal não-madeireiro utilizado por populações locais para cestaria, ornamentos etc. Atualmente, sou pós-doc do LabTerra no contexto do programa AmazonFACE e trabalho com soluções baseadas em ecossistemas e desenvolvimento sustentável, buscando compreender como essas soluções podem auxiliar as populações humanas a se adaptarem às mudanças climáticas. (Currículo Lattes)


Bianca Rius – Estudante de Doutorado

Bianca Rius

Bianca é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) do campus de Rio Claro. Mestre em Ecologia e Biodiversidade pela mesma Universidade. Atualmente é doutoranda em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) onde desenvolve o seguinte projeto de pesquisa: “Modelling functional diversity and resilience of the Amazon forest to climate change going beyond carbon stocks”. Este projeto busca entender a resiliência da floresta amazônica frente às mudanças climáticas levando em consideração a multifuncionalidade ecossistêmica e o papel determinante da diversidade funcional. Além disso, está associado ao projeto “AmazonFACE|ME: the Amazon-FACE Model-Experiment integration project- the role of biodiversity and climate feedbacks”. Tem interesse na área de mudanças ambientais globais e seus efeitos nos ecossistemas terrestres naturais, sobretudo nas florestas tropicais. (Currículo Lattes)


João P. Darela Filho – Estudante de Doutorado

João Filho

Formado em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Atualmente é aluno de doutorado do programa de pós-graduação em Ecologia e Biodiversidade pela mesma instituição. João explora a importância da diversidade funcional e dos ciclos de nitrogênio e fósforo para a dinâmica biogeoquímica da Amazônia, em face das mudanças de clima e de concentração atmosférica de CO2. (Currículo Lattes)


Moara Canova – Estudante de Doutorado

Moara Canova

Formada em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Rio Claro, com mestrado em Ecologia e Biodiversidade pela mesma instituição. Atualmente é aluna de doutorado do programa de pós-graduação em Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). (Currículo Lattes)


Bárbara Cardeli – Estudante de Mestrado

Bárbara Cardeli

Graduada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Atualmente é mestranda em Ecologia e Biodiversidade pelo programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (UNESP) do campus de Rio Claro, desenvolvendo um projeto relacionado às mudanças climáticas e ecologia funcional em ecossistemas naturais, que busca compreender a influência do aumento de CO2 na ecologia competitiva da floresta amazônica levando em consideração a resiliência da floresta e a diversidade funcional. (Currículo Lattes)


Gabriela Sophia – Estudante de Mestrado

Formada em Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Atualmente é mestranda em Ecologia e Biodiversidade pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (UNESP) do campus de Rio Claro, desenvolvendo o projeto “Trait-based modeling of the impacts of climate change on plant phenology-related functionality” associado ao “Amazon-FACE: experimento de CO2 atmosférico elevado e seus efeitos na ecologia da floresta Amazônica”. O projeto busca entender o comportamento fenológico da Amazônia impulsionado por sistemas hidráulicos de plantas e pelo efeito idade foliar, decorrente das mudanças do clima e da concentração atmosférica de CO2. (Currículo Lattes)


Thalia Andreuccetti – Estudante de Graduação

Thalia Andreuccetti

Estudante da graduação em Ciências Biológicas na Universidade de Campinas (Unicamp), onde desenvolve no LabTerra, com orientação do Professor Davi M. Lapola, o projeto de iniciação científica: “Melhoria da representação da respiração autotrófica em um modelo de vegetação baseado em atributos funcionais e sua sensibilidade à mudanças climáticas”. O projeto visa, a partir da análise das equações da respiração autotrófica, aplicadas em modelos de vegetação dinâmicos (DVGMS), melhorar sua representação e estimativas dentro do modelo CAETÊ. Para isso, além de ampla revisão bibliográfica, métodos de programação serão utilizados. Também se interessa por ecologia vegetal e mudanças climáticas.


Gabriel Banstarck Marandola – Estudante de Graduação

Gabriel Marandola

Estudante da graduação em Ciências Biológicas na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). No LabTerra, orientado pelo professor David M. Lapola, desenvolve melhorias para o módulo de hidrologia do CAETÊ, como parte de seu projeto de iniciação científica.


Isabelle Sousa – Técnica

Aluna de graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia de Campinas (FATEC), auxilia o LabTerra no desenvolvimento do CAETÊ e outras atividades do projeto.